Definições acadêmicas – Faculdade Paiva Andrade

Definições acadêmicas


Definições acadêmicas


Integralização Curricular

Organização das atividades curriculares de cada curso, indicando os tipos de disciplinas (obrigatórias, optativas e eletivas), a carga horária (teórica e prática), as equivalências, os pré-requisitos de cada componente curricular (disciplina, estágio, atividade complementar e/ou trabalho de conclusão de curso).
Para organizar sua vida universitária, o aluno deve conhecer a organização curricular do seu curso para saber quais disciplinas deverá cumprir, as cargas horárias de cada uma delas, o tempo de duração do curso, bem como se orientar para a realização das atividades
complementares, dos projetos interdisciplinares e projetos integradores semestrais e do trabalho de conclusão de curso.

Projeto Pedagógico de Curso – PPC

Instrumento de concepção de ensino e aprendizagem de um curso. Apresenta características de um projeto, no qual devem ser definidos os seguintes componentes:

  1. Concepção do Curso: contextualização, objetivos e perfil do egresso.
  2. Estrutura do Curso: currículo, corpo docente, corpo técnico- administrativo e infraestrutura.
  3. Procedimentos de avaliação dos processos de ensino e aprendizagem e do curso.
  4. Instrumentos normativos de apoio: composição do colegiado, procedimentos de estágio, TCC, etc.).

Matriz Curricular
Disposição ordenada de componentes curriculares que constituem a formação pretendida pelo Projeto Pedagógico do Curso.

Currículo
Conjunto de todas as atividades desenvolvidas pelo/a aluno/a durante o período de integralização do seu curso. O currículo não envolve apenas as disciplinas e os estágios, agregando também outras atividades formativas complementares, como extensão, pesquisa e monitoria.

Disciplina

Componente curricular do curso, exceto as atividades complementares. As disciplinas que compõem a matriz curricular diferenciam-se em:

  • Disciplina obrigatória: é aquela indispensável à formação acadêmica a que o curso se destina. A disciplina obrigatória é comum a todos os alunos do curso, devendo ser cursada obedecendo aos pré-requisitos definidos na matriz curricular do curso (se for o caso). Para efeitos de integralização curricular o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e o Estágio Curricular Supervisionado são disciplinas obrigatórias, quando indicadas no Projeto Pedagógico do Curso.
  • Disciplina optativa: é aquela que complementa a formação, devendo ser escolhida pelo aluno dentre um rol de disciplinas oferecidas no PPC, em quantidade necessária a perfazer um número mínimo de horas exigidas na matriz curricular do curso.
  • Disciplina eletiva: é aquela que suplementa a formação, podendo ser cursada pelo aluno, dentre aquelas oferecidas em outro curso de graduação da FPA ou outra faculdade reconhecida pelo órgão competente.

Equivalência de Disciplina

Resultado proveniente da análise comparativa dos estudos concluídos pelo aluno e que apresenta equivalente valor formativo ao estabelecido no currículo do seu curso, gerando a concessão de créditos. A validação de disciplina é efetuada quando o programa da disciplina cursada na
instituição de origem corresponder em, no mínimo, 75% do conteúdo e da carga horária da disciplina que o aluno deveria cumprir na FPA.

Atividades Complementares

Atividades que acrescentam à aprendizagem prevista na matriz curricular, de modo interdisciplinar e flexível. Objetivam aproveitar conhecimentos adquiridos pelo aluno em atividades diversificadas, tais como: monitoria, atividades de extensão, estágios não curriculares, participação em eventos científicos ou culturais, programas de iniciação científica, ou ainda, em cursos oferecidos por organizações públicas e/ou privadas. Estas atividades devem ocorrer, obrigatoriamente, durante o período em que o aluno estiver regularmente matriculado no curso de graduação.

Projetos Interdisciplinares

Trabalho do tipo “Projeto”, orientado por professores especializados, objetivando constituir a necessária interdisciplinaridade, a partir da articulação entre as disciplinas do semestre.

Projetos Integradores

ientado por professores especializados, objetivando a prática direcionada à consolidação dos conhecimentos construídos ao longo do módulo.

Estágio Curricular Supervisionado

Atividade que objetiva proporcionar ao aluno estagiário espaços para a iniciação do exercício profissional. Os estágios podem ser obrigatórios e não-obrigatórios.
Estágio obrigatório: estágio contemplado na matriz curricular, que faz parte do currículo pleno de cada curso.
Estágio não obrigatório: estágio realizado em local que atenda as finalidades do processo formativo do aluno. O estágio não obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória do curso.

Trabalho de Conclusão de Curso

Trabalho acadêmico de caráter obrigatório e instrumento de avaliação final de um curso superior. É elaborado em forma de dissertação visando à iniciação e ao envolvimento do aluno de graduação na pesquisa científica.

Calendário Acadêmico

Especifica as datas e os prazos para a realização das atividades acadêmicas: matrícula, início e término do semestre letivo, trancamento de matrícula e de disciplinas, ajuste de matrícula, avaliações parciais e finais, solicitação de segunda chamada, eventos acadêmicos, colação de grau, etc.

Regime Seriado Semestral

No Regime Seriado Semestral, o/a aluno/a deve renovar sua matrícula a cada período letivo, na forma e nas datas definidas pela FPA e divulgadas no Calendário Acadêmico. A renovação de matrícula é o ato formal indispensável para se considerar o aluno regularmente matriculado, bem como para a manutenção do seu vínculo com a FPA. Para fins legais, a não renovação de matrícula, a cada semestre, suspende o vínculo do aluno com a faculdade e implica na nulidade da frequência a qualquer atividade acadêmica. Também invalida a participação em avaliação de aprendizagem, impossibilitando, por consequência, qualquer cômputo e registro acadêmico dessas atividades e avaliações.

Monitoria

Programa que objetiva proporcionar aos alunos um espaço de aprendizagem que oportunize o desenvolvimento de habilidades relacionadas às atividades de ensino e intensificar a cooperação entre professores e alunos nas atividades básicas da vida acadêmica. As funções de monitoria serão exercidas por alunos do curso de graduação que demonstrem capacidade de desempenho em atividades técnico-didáticas de determinadas disciplinas já cursadas. O preenchimento das vagas de monitoria dar-se-á através de processo seletivo.
Para maiores esclarecimentos, consulte o Regulamento do Programa de Monitoria da Faculdade Paiva Andrade.

Iniciação Científica

Programa que visa atender alunos dos cursos de graduação, colocando-os em contato com grupos/linhas de pesquisa. Busca, também, proporcionar ao aluno, orientado por pesquisador experiente, a aprendizagem de técnicas e métodos científicos, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

Para maiores esclarecimentos, consulte o Regulamento do Programa de Iniciação Científica da Faculdade Paiva Andrade