Gestão Financeira – Objetivo – Faculdade Paiva Andrade

Objetivo

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira tem como objetivo principal formar profissionais aptos para atuar em bancos e demais segmentos do mercado financeiro e na área financeira de empresas, exercendo variadas funções, tais como: gestor, analista ou consultor. Esse profissional terá uma visão sólida sobre os diversos aspectos financeiros e patrimoniais, bem como da sua realidade, enquanto profissional, de ser um agente de mudanças das relações entre a sociedade e a comunidade na qual está inserido.


1.1. Objetivos Específicos

Através do desenvolvimento de conhecimentos científicos, tecnológicos e práticos, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira da FPA apresenta os seguintes objetivos específicos:
¬ Oportunizar aos profissionais vinculados às empresas e aos profissionais liberais a habilitação, com vistas ao aprimoramento qualificado de conhecimentos, para o desempenho das funções ligadas à Gestão Financeira.
¬ Formar profissionais para atuar na área de instituições financeiras, enfatizando o estudo e a aplicação do ferramental necessário à formação de gestores financeiros como tomadores de decisão.
¬ Desenvolver a produção do conhecimento administrativo e financeiro de forma a considerar os processos de modernização, contextualizados na reflexão crítica de seus impactos no desenvolvimento das organizações inseridas no plano social.
¬ Manter uma lógica curricular que aborde de forma transversal a historicidade dos saberes administrativo, financeiro e sua contemporaneidade, contextualizadas nos desafios da responsabilidade social e da ética profissional.
¬ Promover a atuação profissional a partir de uma visão holística e uma ação local, buscando compreender as questões que envolvem a região na qual está inserida a organização, como também aquelas específicas de sua atuação - “negócio”.
¬ Despertar no aluno uma ação proativa no enfrentamento das incertezas, por meio do estimulo à reflexão crítica.
¬ Desenvolver a pesquisa e a extensão como elos indissociáveis na produção do conhecimento e elementos inerentes ao Processo de Ensino.
¬ Compreender o impacto e a influência da Gestão Financeira para o desempenho organizacional;
¬ Incentivar o espírito científico, tecnológico e inovador considerando suas aplicações nas atividades profissionais;
¬ Desenvolver competências profissionais, tecnológicas e específicas para implantar, desenvolver e aprimorar o processo de Gestão de Financeira na organização;
¬ Estudar os impactos sociais, econômicos e culturais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias no ambiente organizacional;
¬ Propiciar a compreensão, integração e execução das atividades relacionadas aos diferentes subsistemas de Finanças e sua relação com a estratégia organizacional;
¬ Formar cidadãos éticos, proativos, criativos e capazes de se adaptar às constantes mudanças que envolvem o meio organizacional contemporâneo;
¬ Atender à demanda das empresas, oferecendo ao mercado, profissionais capacitados e atualizados, com visão sistêmica, aptos a pensar e agir estrategicamente frente aos desafios organizacionais.