Modalidades de Admissão – Faculdade Paiva Andrade

Modalidades de Admissão


Modalidades de Admissão


Vestibular

Admissão ou ingresso por meio de processo classificatório, aberto a candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou estudos equivalentes.

Nota do Enem

Admissão por meio da utilização da nota do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, dispensando a necessidade de realizar vestibular.

O candidato deve apresentar no momento da matrícula o boletim de desempenho individual com as notas obtidas no ENEM. A cada processo seletivo a FPA divulgará a nota mínima e demais critérios de pontuação no ENEM a serem apresentados pelo candidato para admissão por essa modalidade.

PROUNI

O Programa Universidade para Todos – PROUNI é um programa do Ministério da Educação que destina a concessão de bolsas de estudo, integrais e parciais, para cursos de graduação e cursos sequenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior.

A FPA opta pelo PROUNI e oferece bolsas de estudo integrais e parciais.

Para conhecer os critérios de inscrição no PROUNI, acesse o site prouni.mec.gov.br.

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil – FIES é uma modalidade de admissão, mediante financiamento integral ou parcial de cursos de graduação em instituições privadas. O processo seletivo é feito online em calendário definido pelo Ministério de Educação.

Para conhecer os critérios de inscrição no FIES, acesse o site siesfiesportal.mec.gov.br.

Transferência de outra IES

Admissão que se destina aos candidatos que cursam uma graduação em outra faculdade e desejam se transferir para a FPA. Nessa modalidade de admissão, o candidato deverá apresentar, além dos documentos exigidos para a matrícula, o histórico escolar e os planos de ensino do curso de origem para que seja realizada a análise de aproveitamento de disciplinas já cursadas e aprovadas, respeitados os critérios de equivalência de conteúdos e cargas horárias.

Ingresso como graduado

Nessa modalidade de admissão, o candidato deverá apresentar, além dos documentos exigidos para a matrícula, histórico escolar da instituição de ensino superior de origem, diploma do Ensino Superior, planos de ensino das disciplinas cursadas, devidamente assinados pelo setor competente, a fim de requerer análise de aproveitamento de disciplinas, respeitados os critérios de equivalência de conteúdos e cargas horárias.

Transferência obrigatória ou ex-officio

Admissão concedida a servidor federal, civil ou militar, que tenha sido transferido por necessidade de serviço profissional. O benefício é aplicado também aos seus dependentes diretos, é independente da existência de vaga e poderá ser requerida a qualquer tempo.