Processo de Matrícula – Faculdade Paiva Andrade

Processo de Matrícula


Processo de Matrícula

A matrícula inicial ocorre para os classificados no vestibular, nota do ENEM, ingresso como graduado, ingresso como transferido, FIES e PROUNI.

O prazo de matrícula está especificado no Calendário Acadêmico.

Para efetuar a matrícula inicial, o interessado deve dirigir-se a Central de Atendimento ao Aluno, apresentando os seguintes documentos:

  • Assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais;
  • Pagamento da primeira parcela do semestre (matrícula);
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio;
  • Histórico Escolar do Ensino Médio;
  • RG e CPF;
  • Título eleitoral e comprovante de quitação eleitoral;
  • Certificado de reservista (para homens);
  • Comprovante de endereço com CEP;
  • 01 (uma) foto 3×4.

*Os documentos deverão ser entregues em cópias simples, apresentando os originais para conferência.

Rematrícula

A matrícula deve ser renovada semestralmente nos prazos estabelecidos no calendário acadêmico. A não renovação da matrícula significa abandono do curso e desvinculação do aluno da FPA. Nenhum aluno poderá assistir aulas e realizar atividades sem estar regularmente matriculado.

Procedimentos para rematrícula

  • Regularizar pendências financeiras, de documentação e na biblioteca, se houver;
  • Atualizar dados cadastrais, se necessário;
  • Pagar a primeira parcela do semestre;
  • Acessar o Portal Acadêmico e escolher as disciplinas ou comparecer a Central de Atendimento ao Aluno;
  • Realizar o aceite do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.
Ajuste de matrícula

O aluno pode realizar ajustes em sua matrícula, alterar turma e incluir e/ou excluir disciplina(s), conforme prazo estabelecido no Calendário Acadêmico. Após o prazo, com a matrícula finalizada, os ajustes não serão permitidos.

Procedimentos para ajuste de matrícula

  • Solicitar pelo Portal Acadêmico ou Central de Atendimento ao Aluno;
  • Informar disciplina(s) e turma(s);
  • Selecionar as opções de ajustes.
Reabertura de matrícula

A reabertura de matrícula ou reingresso é a retomada da vaga no curso pelo aluno, em caso de abandono ou trancamento de matrícula.
O prazo para reabertura de matrícula é divulgado no Calendário Acadêmico.

Procedimentos para reabertura de matrícula

  • Regularizar pendências financeiras, de documentação e na biblioteca, se houver;
  • Solicitar na Central de Atendimento ao Aluno;
  • Atualizar dados cadastrais, caso necessário; Pagar a primeira parcela do semestre;
  • Realizar o aceite do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.
Transferência de curso

Consiste em solicitações de transferência interna entre cursos, incluindo turma e turno, condicionada à existência de vaga no curso pretendido.

Procedimentos para transferência interna

  • Solicitar pelo Portal Acadêmico ou na Central de Atendimento ao Aluno;
  • Informar o curso/turma/turno para o qual deseja ser transferido; Selecionar a opção de transferência;
  • Anexar documento de comprovação da justificativa.
Trancamento de matrícula ou disciplina(s)

Suspensão parcial ou total dos estudos, mantendo, contudo, o vínculo com a Faculdade. O prazo para trancamento de matrícula é divulgado no Calendário Acadêmico. Apresenta as seguintes modalidades:

Trancamento parcial de disciplina(s)
O trancamento parcial de disciplina(s) deverá ocorrer antes de decorrido 1/3 do período letivo. Havendo o trancamento parcial de disciplina(s), o aluno estará dispensado das obrigações acadêmicas daquela(s) disciplina(s).

*O trancamento parcial só tem efeito no histórico escolar, permanecendo inalterado o valor da semestralidade.

Trancamento total

Para efeito de suspensão de todas as atividades acadêmicas, o trancamento de matrícula pode ser concedido ao aluno por um prazo máximo de quatro semestres letivos, consecutivos ou não, mantendo-se, no entanto, a vinculação do aluno com a FPA. O trancamento total só é permitido ao aluno que já tiver cursado, com aprovação, o 1° período do seu curso e deve ser efetuado no prazo estipulado no Calendário Acadêmico, a cada semestre letivo. Possui validade, apenas, até o final do semestre letivo em que foi requerido, devendo ser renovado de acordo com o regime do curso e com o Calendário Acadêmico.

*Ao retornar aos estudos, o aluno que houver trancado a matrícula deverá prosseguir o curso, vinculando-se à matriz curricular em vigência.

Para o trancamento de matrícula ou disciplina(s)

  • Solicitar na Central de Atendimento ao Aluno;
  • Anexar documento de comprovação da justificativa.
Cancelamento de matrícula

Desligamento definitivo da FPA, suspendendo o vínculo com a Faculdade. Poderá ser solicitado a qualquer tempo. Caso o cancelamento de matrícula ocorra durante o período letivo, não haverá restituição de nenhum valor pago. Quando ocorrer antes do início do período letivo, haverá a restituição de 50% (cinquenta por cento) do valor pago. Ambas condições estão firmadas no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

Procedimentos para cancelamento de matrícula

  • Solicitar na Central de Atendimento ao Aluno;
  • Apresentar nada consta de pendências financeiras e da biblioteca.
Aproveitamento de disciplinas

Reconhecimento de estudos já realizados pelo aluno, em outra Instituição de Ensino Superior. Os alunos novatos devem solicitar o aproveitamento de disciplinas no ato da matrícula; os veteranos no prazo estipulado no Calendário Acadêmico. A solicitação será analisada pela Coordenação do Curso, observando os critérios próprios do aproveitamento de disciplina: 75% (setenta e cinco por cento) de equivalência do conteúdo programático e carga horária.

Procedimentos para aproveitamento de disciplinas

  • Solicitar na Central de Atendimento ao Aluno, informando a(s) disciplina(s) que deseja aproveitar;
  • Anexar o(s) plano(s) de ensino da(s) disciplina(s) cursada(s) e o histórico escolar, todos devidamente autenticados pela faculdade de origem;
  • Efetuar o pagamento da taxa de aproveitamento de disciplinas.
Transferência para outra faculdade

Mudança de vínculo do aluno de uma faculdade para outra. A guia de transferência e o histórico escolar serão enviados pela FPA para a faculdade de destino, após o recebimento da declaração de vaga para o aluno que deseja ser  transferido.

Procedimentos para transferência

  • Regularizar pendências financeiras, de documentação e na biblioteca, se houver;
  • Solicitar na Central de Atendimento ao Aluno;
  • Anexar declaração de vaga da faculdade de destino.